6 de julho de 2012

Sporting 100 anos de Olimpismo



António Stromp, um dos fundadores do Sporting juntamente com os seus irmãos Francisco e José, correu eliminatória dos 100 m. Foi em Estocolmo a 6 de julho de 1912.

António Stromp era o mais franzino dos três. Fraca envergadura que, contudo, escondia o atleta que havia de inscrever o seu nome na história. Jogou ténis, criquete, praticou esgrima e futebol, extremo direito cuja velocidade o fez despertar para o atletismo. Aos 18 anos António Stromp integrou a primeira comitiva portuguesa a uns Jogos Olímpicos, em Estocolmo, em 1912.

Foi a 6 de julho desse ano, passam hoje precisamente cem anos, que o atleta do Sporting, depois de realizar provas de seleção e ser convocado pelo Comité Olímpico de Portugal, criado em 1909, discutiu, em condições muito desfavoráveis, a quinta de 18 eliminatórias dos 100 metros.

Stromp esteve hora e meia exposto ao sol – uma vez que estes foram os primeiros Jogos em que se realizou uma cerimónia coreografada de abertura com 200 jovens vestidos de branco no centro do relvado do Estádio Olímpico – conseguindo ser terceiro entre oito atletas, alcançando ainda o 4.º lugar nas eliminatórias dos 200 m, competindo igualmente com oito participantes.

O Clube leonino tem uma vida recheada de êxitos desportivos, nas mais diversas modalidades, e desde sempre se destacou pelo eclectismo.
Até ao momento, e não contabilizando os atletas que vão estar presentes ente ano em Londres, são 110 os desportistas do Sporting que já marcaram presença em Jogos.

Das 22 Olimpíadas em que Portugal participou, o Clube leonino marcou presença em 19. A primeira foi precisamente há 100 anos.

O Sporting Clube de Portugal está de parabéns: completa 100 anos de glória olímpica!

0 comentários:

Enviar um comentário

Deixa a tua opinião.