17 de dezembro de 2011

Antevisão: Académica x Sporting CP (13ª jornada Liga Zon Sagres)

     Depois de uma derrota frente à Lazio por 2-0, e de termos conhecido os nossos adversários na Liga Europa, para os 32 - avos e para os oitavos, regressa a Liga. Vamos a Coimbra, onde já não perdemos há 34 anos, defrontar uma Académica que tem dado que falar.

     Esta Académica está marcada por ter eliminado o FC Porto da Taça de Portugal em casa, por expressivos 3-0. No campeonato, perdeu algum do fulgor do inicio da época, mas continua numa excelente posição na tabela classificativa, com 16 pontos, e em 6º lugar. É uma equipa que tem surpreendido ainda mais pelo estilo de jogo, já que não é vulgar numa equipa do meio da tabela, no nosso campeonato, procurar um estilo de posse e de controlo no jogo. Vem de uma vitória num estádio extremamente difícil (Olhão), e vai procurar fazer-nos a vida 'negra'. A Académica joga vulgarmente num 4-3-3, onde apresenta jogadores de linha nas alas ofensivas (Diogo Valente e o rapidíssimo Marinho) e uma inteligência com bola no miolo (Diogo Melo e Adrien Silva) acima da média. É também uma equipa bastante forte no jogo aéreo (Abdoulaye, Habib e Berger), e por isso, há que jogar pelo chão e ter precauções extra nas bolas paradas defensivas, que tentarão explorar. Mas o seu avançado, Éder, é o perigo principal. É um jogador que já está a ser cobiçado em termos nacionais e internacionais. Tem marcado golos, tem-se destacado pelos seus atributos físicos e capacidade de jogar nas costas.

     O nosso Sporting vai jogar com a equipa principal, como será de prever, já que estão de volta aos convocados as armas principais (Capel, Van Wolfswinkel, João Pereira..). Domingos já fez ver que há que ser competentes e demonstrar em campo o que valemos, porque só assim venceremos a Académica. Metendo-me do lado do Domingos, mesmo não sendo muito de palpites universais, acredito que amanhã será um jogo muito complicado.

     Mesmo assim, acredito que vamos ganhar, mas a Académica vai acabar por demonstrar porque é uma das sensações da prova. Há que ter cautela nas bolas paradas defensivas, e saber retirar o controlo do jogo à Académica, que tentará ter o máximo de bola possível em posse. Explorar o lado esquerdo da Académica poderá ser importante, já que Helder Cabral é um elo mais fraco a nível defensivo, e Diogo Valente não compensa tão bem as alas como Marinho.

     Equipa provável para amanhã:



     Prognóstico: Académica 1 x Sporting 2

0 comentários:

Enviar um comentário

Deixa a tua opinião.