6 de janeiro de 2012

Antevisão: Sporting CP x FC Porto (14ª Jornada Liga Zon Sagres)

E amanhã há clássico! Um Sporting CP claramente sobre brasas e pressionado para colocar o seu nome na lista de candidatos ao título (porque muitos ainda desconfiam) irá enfrentar um FC Porto abaixo das expectativas exibicionais, mas que lidera a tabela classificativa em igualdade pontual com o Benfica.  Para o Sporting, o segundo jogo do ano poderá ser um dos jogos mais importantes do ano. A derrota faz com que fiquemos a 9 pontos do FC Porto e quem sabe a 9 do Benfica, o que dificultaria e muito a tarefa de conquistar a Liga. Um empate também não satisfaz, pelo que é importante uma vitória por meio a zero.

E um jogo contra o FC Porto nunca é fácil, seja a situação que for, e o histórico entre Sporting e FC Porto na Liga Portuguesa está bastante equilibrado. Em 154 jogos, o Sporting soma 55 vitórias, o FC Porto tem 59 e o número de empates é igual a 40. No entanto, estes números escondem uma boa notícia: o historial estará amanhã a nosso favor. Dessas 55 vitórias, 42 foram em nossa casa, em Alvalade. E nos últimos 5 anos, o historial em casa é de 2 vitórias, 2 empates e 1 derrota.

Este FC Porto, apesar de ter passado momentos de aflição interna e externa em Outubro/Novembro, de ter sucumbido na Taça de Portugal perante uma forte Académica e de ter falhado a qualificação para os oitavos da Champions, continua a ser uma equipa a temer, e tem ao seu dispor o melhor conjunto de jogadores da Liga Portuguesa. Apesar disso, Vítor Pereira ainda não encontrou uma equipa base, e já patenteou duas adaptações polémicas: Maicon a lateral - direito e Hulk a ponta - de - lança. Pelo meio, Guarin perdeu a confiança do treinador, Defour ainda não se impôs como titular, e Varela veio para banco, sendo substituído por Djalma/Cristian Rodriguez.

Amanhã o FC Porto deverá jogar assim, segundo o Luis Freitas Lobo:


Concordo no global com a apreciação de LFL. Colocar Belluschi a titular será importante para dar uma dose de criatividade extra, sempre importante num clássico. A batalha do meio - campo fica assegurada por dois guerreiros: Fernando e João Moutinho. Apenas não me surpreenderia um Djalma ou um Cristian Rodriguez no lugar de um Kleber bastante fixo, isto porque a defesa do Sporting é lenta, e com Hulk no meio e Djalma/Cristian Rodriguez na ala, a equipa teria maiores capacidades de romper a linha defensiva Leonina. Ao contrário de LFL, acho que se Kleber jogar, será facilmente anulado por Onyewu. Além disso, duvido que seja o André Santos o escolhido para trinco.

Quanto ao nosso Sporting, iremos apresentar uma equipa perto da habitual. No entanto, desde há 2 semanas para cá, certas individualidades têm estado num baixo nível de produção. A frente de ataque tem sido bastante criticada, especialmente Capel e Ricky Van Wolfswinkel. O primeiro pela sua inconsequência, e o segundo por estar a falhar em demasia. O meio - campo também não está bem, e continua a sentir a falta de Rinaudo. André Santos ainda não soube agarrar o lugar, e Schaars foi testado contra o Rio Ave nessa posição, e esteve melhor que André Santos. Eu apostaria em Schaars para trinco. Também apostaria no regresso de Matías Fernandez à titularidade, para os primeiros 60 minutos. Matias Fernandez entrou contra o Rio Ave e esteve bastante bem, aguentando os 40 minutos restantes sem dificuldades e efectuando bons pormenores. A transição com a bola no seu pé será com certeza muito mais perigosa. Incerta é a presença de Izmailov a titular. Izmailov parece estar ainda um nível abaixo do patamar físico de Matias, mas é possível a sua entrada no onze. E é preciso não esquecer o papel que Izmailov tem contra o FC Porto, já que costuma marcar.

Voto nesta equipa para amanhã:


Provavelmente o FC Porto tentará roubar-nos a iniciativa, e portanto, amanhã será importante saber fazer a transição. O FC Porto é uma equipa que recupera bastante devagar para a transição defensiva, e isso é um ponto fraco que deverá ser explorado pela velocidade de Capel e pelas investidas de Carrillo apoiado por João Pereira. É preciso a equipa defender com todos e jogar em bloco baixo à entrada da meia lua, fazendo com que Hulk tenha menos espaço e que procure terrenos na ala.

Aponto para um 2-1. Sofrido, mas de leão.

Ricky, Capel
Hulk

Nota final para a polémica "Jornal Público", que 1 dia antes do clássico se "lembrou" de atirar às feras uma notícia que só vem denegrir a instituição Sporting e motivar de forma indirecta os jogadores do FC Porto. Foi bem encomendada esta notícia, bem como a do Djaló (rumores que estará a caminho do FC Porto).

Apesar de julgar que as imagens divulgadas não serem tão polémicas como se julgava, se a Liga e a Uefa aprovaram, como está escrito no nosso comunicado (embora o Público o desminta), nada o FC Porto pode fazer. Mas desde já pergunto, seria mesmo esta a melhor maneira de causar medo ao adversário? Porque não mostrar, nas imagens, os nossos grandes jogadores, as nossas grandes vitórias em todas as modalidades além do futebol, as nossas grandes equipas, os nossos jogadores de top da formação? Não seria muito mais respeitoso?

1 comentário:

Deixa a tua opinião.