14 de março de 2012

Antevisão: Manchester City x Sporting CP (2ª mão dos Oitavos de Final da Liga Europa)


Créditos de imagem: Diogo Costa
15 de Março
20:05

Nunca mais é amanhã, o dia em que o Sporting joga contra o Manchester City o seu destino na Liga Europa. Destino esse, que supostamente já estava traçado por todos os que não eram Sportinguistas (e mesmo por alguns Sportinguistas). No entanto, um Sporting transcendente foi capaz de aproveitar um City nada mais que razoável, e ganhar por 1-0 em Alvalade para se colocar na frente da eliminatória.

Neste momento, e na alma de todos os Sportinguistas, está um sonho: de ganharmos a uma das melhores equipas do mundo e seguirmos para os quartos de final da Liga Europa.  Estamos em vantagem, e temos todas as razões para acreditar. Eu próprio, acredito mais do que ninguém que amanhã podemos passar a eliminatória, e escrever história com atitude, e não com dinheiro. Estamos numa forma superlativa, e como já se viu, este Manchester City não é imbatível, tendo sido anulado com mestria há 6 dias atrás. Mas há que andar de mãos dadas com o realismo e não entrar em excessivas euforias. Sejamos realistas uma vez mais a equipa do City é, em termos teóricos, das 5 melhores a nível mundial. E a qualquer segundo, mesmo com um Sporting acima de excelente, podem decidir esta eliminatória.

O Manchester City vai-se apresentar amanhã com ausências importantes. Kompany, Barry, Zabaleta e Tevez não irão dar o seu contributo à equipa, e Lescott começará o jogo no banco de suplente, por ainda não estar a 100%. No entanto, uma das pedras mais fulcrais da equipa estará de volta: Yaya Touré. Hoje de manhã, Roberto Mancini, na conferência de imprensa, elogiou o Sporting no seu todo, e considerou que será preciso um Manchester City no seu melhor para ultrapassar o Sporting. Como o Manchester City terá de jogar ao ataque, a equipa inicial será algo semelhante à seguinte:

Savic e Kolo Touré entrarão na equipa para ocupar as vagas de Kompany e Lescott. Richards voltará à titularidade, e Yaya Touré será o motor da equipa e amanhã, é essencial parar as manobras do costa - marfinense. É um jogador ainda mais importante do que Silva, Aguero, Balotelli ou Nasri, porque é sempre com Yaya que a bola lhes chega aos pés. As investidas de Micah Richards também são motivo de atenção, é um jogador extremamente rápido a subir, com muito pulmão, e tem melhorado imenso os seus cruzamentos (não esquecer que era central, originalmente). O ponto fraco está em Savic, um central com muito potencial, mas que poderá ceder perante um jogo deste gabarito. Seria importante Matías e Izmailov caírem naquela zona.
Do nosso lado, temos um Sporting que a cada jogo que passa, está melhor em termos técnico - tácticos (o último jogo frente ao Vitória de Guimarães foi mesmo o melhor jogo da época...) e que faz pensar que de facto, o Sporting não tem uma equipa tão inferior a FC Porto, Benfica e Braga. A comitiva leonina já se encontra em Inglaterra, cheia de confiança e pronta para superar esta eliminatória. Não só o resultado está a favor, como a história. Nos últimos 50 anos, o Sporting jogou 9 eliminatórias contra equipas inglesas, das quais ganhou 7 e apenas perdeu 2. E nos últimos 40 anos, não perdemos nenhuma. Entre estas eliminatórias, estão as memoráveis vitórias ao Newcastle (Taça Uefa, 2004-05; f: 0-1; c: 4-1) e as Manchester United (Taça das Taças, 1963-64; f: 1-4; c: 5-0) e a mais recente frente ao Everton (Liga Europa, 2009-10: f: 1-2; c: 3-0). Para amanhã, aposto no seguinte onze:

 
Dificilmente não será este onze. Pereirinha irá ocupar o lugar de João Pereira, e será importante que Izmailov ajude na ala direita para compensar. A minha grande dúvida estará se teremos Capel ou Carrillo no onze. Acho que Capel poderá ter um papel importantíssimo em esticar o jogo nos primeiros 20/25 minutos da partida. O City vai tentar entrar para ter a bola e cair em cima do Sporting, e a equipa tem de estar organizada, compacta e solidária durante os 90 minutos. Matías e Izmailov serão essenciais para levar jogo para a frente de forma organizada.

Por fim, não deixo prognósticos. Estou num misto de optimismo e realismo, sei que será muito dificil mesmo com esta vantagem. Mas lá estarei, às 20:05 de amanhã, para sofrer e apoiar como nunca. E duma coisa tenho a certeza: se marcarmos, dificilmente não passaremos.

FORÇA SPORTING!!

7 comentários:

  1. eu penso que as dúvidas aumentam, quanto pensas que talvez jeffrén irá jogar a titular, por isso talvez ele entre pro lugar do capel (duvido) ou pro lugar do izma. carrillo ficará no banco de certeza, e será lançado caso for necessário. eu acho que o izmailov não vai jogar e sim o Jeffrén porque o izma flete muito para o meio, abre muitos espaços e como jeffrén se cola mais à linha poderá apoiar pereirinha nos momentos defensivos. SL Força Sporting!

    ResponderEliminar
  2. Miguel,

    impossível. Acho que não podemos jogar de peito aberto logo ao início. Temos que ter calma e ver as incidências do jogo.

    O Jeffren ainda não está 100% apto, e o Izmailov sabe ajudar e muito a defender. O Jeffren não poderia fazer esse papel, e seria um jogador a menos.
    Na segunda parte, Jeffren e Carrillo serão armas secretas.

    SL

    ResponderEliminar
  3. jogar com jeffrén não é jogar com o peito aberto logo de início. é colocar um jogador rápido, mais rápido que o izmailov na ala direita e é um jogador que também já jogou a defesa, por isso poderia ajudar pereirinha como eu já havia referido em cima. SL

    ResponderEliminar
  4. Miguel, eu compreendo o teu ponto de vista, eu adoro o jeffren, a par de Matias, ismailov e o surpreendente carrillo é claramente um dos melhores e mais talentosos jogadores do futebol português (sem lesões), mas penso que será arriscado lançá-lo logo a titular num jogo de alta intensidade e pressão como este, até porque ismailov está a ganhar ritmo e isso vê-se de jogo para jogo, por isso eu lançava-o apenas na segunda parte para substituir ismailov, tal como carrillo por capel, esta é a minha opinião. SL e viva o Spooorting. Eu acredito.

    ResponderEliminar
  5. Miguel,

    é jogar sim, de peito aberto. É verdade que o Jeffren já jogou uma vez ou outra a defesa direito, mas não tanto como o Pereirinha. Depois, não está a 100%.

    liedshow,

    completamente de acordo!

    SL

    ResponderEliminar
  6. Miguel,

    sim, mas o importante foi a vitória :) ENORMES!

    VIVA O SPORTING!

    ResponderEliminar

Deixa a tua opinião.