7 de março de 2012

Antevisão: Sporting CP x Manchester City (Oitavos de Final da Liga Europa)


Créditos de imagem: Diogo Costa
8 de Março
18:00
Transmissão: SIC

E já amanhã o primeiro jogo da eliminatória mais difícil dos últimos tempos. Para seguir em frente, o Sporting terá de defrontar e eliminar uma das melhores equipas da Europa da actualidade: o poderoso Manchester City.

Este é daqueles jogos que no antes, durante e depois, é um turbilhão de emoções, onde o coração quer um bom resultado, mas a cabeça alerta que deverá ser um resultado diferente, e mau. Falemos, do antes, onde o crente acredita e quer acreditar que é possível, e que o Manchester City não é tão bom como parece. O pessimista diz, de forma quase instantânea, e com base nas últimas exibições, que "vamos levar cabaz". Com gritos de optimismo ou desabafos pessimistas à parte, e em exagero, sejamos realistas: o Sporting tem poucas probabilidades de passar esta eliminatória.

Depois de algum tempo em que Roberto Mancini esteve sempre na corda bamba por não conseguir resultados concretos, esta parece ser a época de afirmação dos azuis de Manchester, e que afirmação! Apesar de já afastados das Taças nacionais, são os principais favoritos ao trófeu da Liga Europa, e estão em primeiro lugar na Liga Inglesa. Ainda para mais, os pupilos de Mancini estão num bom momento, pois ganharam as últimas 6 partidas, onde só sofreram um golo (contra o FC Porto, 2-1 no Dragão). Como se já não bastasse, a equipa está recheada de jogadores do mais alto gabarito a nível mundial: Aguero, Balotelli, Kolo Toure, Yaya Toure, David Silva, De Jong, Samir Nasri, Dzeko, Clichy, Kompany...e por aí fora. Excluindo o guarda - redes, qualquer um dos jogadores que o Manchester City tem ao seu dispôr seria titular no Sporting. Não é estupidez, é puro realismo.

O Manchester City tem, para o jogo amanhã, várias ausências, entra as quais um dos melhores jogadores da actualidade, e o pêndulo do meio - campo da equipa: Yaya Toure. Zabaleta e Micah Richards (ambos laterais - direitos) estão a recuperar de lesões, e Tevez e Hargreaves não estão inscritos na competição. Existem, portanto, algumas dúvidas em qual será a equipa inicial do Manchester City. Existem no entanto, rumores que o substituto de Yaya Touré é Gareth Barry, e que Dzeko terá a sua oportunidade, portanto, o Espírito Leonino aposta no seguinte:


A maior dúvida será se joga De Jong ou Pizarro. Talvez Aguero seja eleito em vez de Dzeko, e de Jong assuma a lateral direita em vez de Kolo Toure, mas a equipa inicial do City não deverá andar longe desta. Sem pontos fracos aparentes (embora Kolo Toure não seja lateral - direito..., o meio - campo sem Yaya terá de ser algo a explorar. De Jong é um jogador raçudo e que procura recuperar a bola rapidamente, e Barry é um jogador pendular, cerebral e que marca bastante bem as bolas paradas. No entanto, falta o poder físico e o ímpeto atacante de Yaya Touré. Mas isso poderá ser um pormenor no meio de 100 pormenores...é preciso ser cauteloso. O Manchester City tem um esquema de jogo díficil de desbloquear e bastante consolidado, e é tão na posse como nas transições rápidas (como se viu contra o FC Porto), e poderá surpreender com passes nas costas da nossa linha defensiva para libertar a criatividade de Nasri e David Silva.

O Sporting tem, entre a ausência mais notável, Rinaudo. O médio argentino ainda não está disponível para integrar as opções de Sá Pinto. Arias não pode jogar para a Liga Europa, e Jeffren continua fora dos convocados. De salutar o regresso de Rodriguez (será desta que volta de vez?), embora ache que não vá ser titular. A equipa inicial deverá ser a seguinte:


Se Sá Pinto assim o preferir, poderá apostar num onze mais defensivo, optando por Renato Neto e vez de Matías, com Schaars a assumir o vértice mais avançado e com Renato Neto a apoiar o imenso trabalho que Carriço terá amanhã.

Apesar de nesta temporada estarmos a actuar num 4-3-3 em 80% das situações, o 4-2-3-1 foi testado contra o Légia, e é aposto do Espírito Leonino para este jogo. Este 4-2-3-1 poderá facilmente desdobrar-se num 4-5-1 ou 4-3-3 se assim for necessário. Acredito que a linha defensiva irá estar 2/3 passos atrás do normal, tendo em conta o poder ofensivo do Manchester City e a debilidade do centro da defesa Leonina. Sendo assim, recuará Schaars para apoiar a primeira linha de construção, que não pode ser assumida por Carriço. Insua e João Pereira terão um papel importante em dar profundidade ao jogo atacante, mas o nosso jogo ofensivo dependerá da inspiração de Matías e Izmailov. Izmailov tem estado em melhor forma a cada jogo que passa, e esperemos que amanhã seja o culminar desse momento. Capel será importante para dar velocidade na linha, e Ricky estará "plantado" no meio dos centrais do City.

E prognósticos? Este é mesmo daqueles jogos em que o coração diz 1-0 ou um empate sofrido com golos, mas há que nos mentalizarmos que em princípio, isso não irá acontecer a não ser que a equipa se transcenda. As probabilidades apontam para o empate ou derrota.

De qualquer forma, só nós podemos acreditar. Vamos acreditar! É difícil, mas não é impossível!

FORÇA SPORTING!

1 comentário:

  1. EU GOSTO DESTE ONZE, SÓ ESPERO É QUE SÁ PINTO NÃO INVENTE E META RENATO NETO EM VEZ DE MATIAS, QUANDO ESTE JOGO É PARA GANHAR, NÃO TEMOS NADA A PERDER, SEM PRESSÕES NEM NADA DO GÉNERO, OS JOGADORES SÓ TÊM DE APROVEITAR E DESFRUTAR DESTE JOGO, À PARTIDA JÁ ESTAMOS ELIMINADOS, AGORA OS JOGADORES SÓ TÊM DE MOSTRAR QUE NÃO É BEM ASSIM E DAREM TUDO POR TUDO.
    POR ISSO MISTER SÁ, NÃO TE PONHAS COM MERDAS E PÕE OS MELHORES JOGADORES. O MEU ONZE SERIA: (RP, J.PEREIRA, XANDÃO, RODRIGUEZ, INSUA; CARRIÇO (6);ISMAILOV (8), MATIAS(10); CAPEL, CARRILLO; RICKY/RUBIO.)SL.

    ResponderEliminar

Deixa a tua opinião.