Amanhã desloca-mo-nos a Vila do Conde para um embate com o Rio Ave. Penúltimo classificado da Liga, a equipa comandada por Carlos Brito, treinador competente e que gosta de armar as suas equipas para a contra - ofensiva, não está a ter o seu melhor ano. Apesar disso, e mesmo depois de vir de uma derrota pesada no Estádio da Luz (1-5),desde Outubro que a equipa tem estado em crescendo, em comparação com um Agosto e Setembro para esquecer. Deixo já um aviso: o Rio Ave é muito melhor equipa do que a classificação o demonstra.
O Rio Ave deste ano apresenta-se num 4-3-3 que na verdade podia ser um 4-4-2, já que Yazalde funciona por vezes como falso ala. Na frente têm o sempre perigoso João Tomás (e que tem o costume de molhar o bico contra nós) e um dos jogadores revelação do campeonato: Christian Atsu. O meio - campo da equipa costuma depender do adversário. Quando a equipa adversária é superior, Carlos Brito joga com inteligência e coloca 2 batalhadores para ganhar o meio - campo (Wires e Bruno China) e assegura as transições com um criativo (Tarantini ou Braga). Quando é para ganhar, Wires funciona como médio defensivo e Braga junta-se a Tarantini no miolo. Amanhã irá apresentar a primeira opção, decerto. O ponto mais fraco da equipa é de facto, a defesa. E amanhã Tiago Pinto (formado no Sporting CP) não joga, cedendo o seu lugar a André Dias.
Já o Sporting poderá apresentar algumas alterações tendo em vista o embate com o FCP dia 7, mas não demasiadas. De salientar o regresso de Matias e Izmailov aos convocados, e quem sabe não os possamos ver outra vez em campo. O meu onze para amanhã será:
Talvez tenhamos Marcelo Boeck em vez de Rui Patricio.
Quanto ao jogo, o ideal seria marcar cedo e decidir cedo. Assegurar uma boa vantagem para na segunda parte rodar um pouco o Matias e o Izmailov e se estiverem em condições, poder usá-los como armas secretas contra o Porto. O Rio Ave é uma equipa muito perigosa nas transições, e João Pereira terá de ser mais cauteloso nas subidas, porque o Atsu é jogador para dar muito trabalho durante o jogo. É dele que poderá partir maior perigo, e é por isso que acho que Pereirinha irá jogar. Porque é preciso uma ala direita a funcionar em uníssono, algo que não acontece com Carrillo lá (apesar de preferir o Carrillo lá). Capel poderá também aproveitar a fragilidade de André Dias jogar, já que é jovem e ainda não tem rotinas de Primeira Liga.
Prognóstico: Rio Ave 1 x Sporting CP 3
Boa analise ;)
ResponderEliminar